Já ouviu falar em Upcycling?

Upcycling se trata de uma tendência mundial no ramo da marcenaria e uma atitude mais consciente com o consumo. Além pensar em diminuir o uso de recursos naturais, a ideia do upcycling é reciclar e reutilizar para outros fins, geralmente decoração.

up

Enquanto a reciclagem trabalha recuperando a matéria prima para ser reutilizada como um novo produto, como é o caso das garrafas PET e das latinhas, que viram mais garrafas e latas, o upcycle reinventa completamente a matéria descartada.

É o que o InSana tem feito desde outubro de 2017, pegando materiais que iriam direto para o lixo e transformando-os. Um tonel de óleo que vira poltrona ou mesa, uma corda que ganha suporte para ser uma luminária, engrenagens que viram obra de arte, etc.

up1

O Espaço InSana fica dentro da Fábrica Bhering, localizada na Rua Orestes 28, no bairro de Santo Cristo, na capital carioca. E fica disponível para visitas gratuitas de Terça-Feira a Sábado, das 10h às 19h.

Além disso, o passeio pela fábrica já vale a pena por si só. Com arquitetura original, a fábrica foi uma das mais importantes do país e ficou abandonada até que, entre 2005 e 2010, artistas passaram a ocupar os cinco andares com dezenas de ateliês e até uma pequena fábrica de cerveja artesanal. No primeiro sábado do mês, as portas ficam abertas para todos os visitantes conhecerem os trabalhos dos artistas. E ainda vale subir no último andar e aproveitar a vista.

up3

Além dos móveis e peças conceituais de decoração, os proprietários, Tuani e Higor Moura, montaram um bar projetado para receber o público com música, cervejas e bons petiscos.

Além de elevarem o conceito de reuso e de durabilidade das coisas, também nos faz refletir sobre o que é lixo e como estamos descartando. É um convite a mergulhar na criatividade e repensar o mundo que queremos construir.

up4

Ama design, sustentabilidade e arquitetura? Então vale a pena incluir o Espaço Insana em seu roteiro do Rio de Janeiro.

Escrito por: Editor Ink