Esportes alternativos para quem quer fugir da academia

Já está comprovado que a prática de atividades físicas regularmente diminui o risco de diversas doenças e ainda auxilia na melhora da saúde mental. Porém, muitas pessoas ainda deixam de se exercitar por falta de tempo ou até mesmo por não terem encontrado uma atividade que se identifique.

Se você é uma dessas pessoas que quer fugir dos treinos monótonos da academia, listamos alguns esportes alternativos para você começar a praticar. Confira:

Jazz Fitness

jazz-fitness

A atividade combina a dança com exercícios de fortalecimento, trabalhando pernas, braços, glúteos, costas e abdômen, com o objetivo de alongar e definir o corpo. Além disso, melhora a postura, elimina dores e fortalece o sistema cardiorrespiratório.

Tecido Acrobático

tecido02-acrobatico

Esse tipo de exercício deixou de ser uma atração exclusivamente circense para ganhar espaço entre os jovens. Como os trapezistas fazem no circo, os praticantes dessa modalidade sobem em um tecido fixado a uma determinada altura e realizam acrobacias. O treino desenvolve e fortalece toda a musculatura corporal, principalmente dos braços e abdômen, além de exigir um trabalho de alongamento.

Pilates

Young beautiful young woman in sportswear doing stretching while sitting in front of window at gym

Para quem gosta de exercícios que trabalham a mente e o autocontrole, o pilates é uma ótima opção. Feito basicamente de movimentos que ajudam a alongar o corpo e a fortalecer os músculos, é uma atividade de baixo impacto. Além de auxiliar na perda de peso, ainda ajuda no controle da respiração, diminuindo a ansiedade, e no tratamento de dores na coluna.

Natação

action-active-activity-260445

Além desse exercício trabalhar o corpo inteiro, a natação ainda treina o controle respiratório e a coordenação motora, provocando o alongamento dos músculos e a flexibilidade nas articulações. Por ser um exercício na água, possui baixo impacto para as articulações.

Parkour e Calistenia

parkour

Essas duas atividades ainda são novidade no Brasil, mas já estão ganhando adeptos. Os exercícios propiciam bom condicionamento físico, pois fortalecem a musculatura e equilibram o centro corporal. O Parkour consiste em uma corrida de obstáculos, em que o praticante usa apenas o corpo para saltar objetos. A atividade é originalmente feita ao ar livre, mas atualmente há espaços que oferecem toda a estrutura para o treino indoor. Já a Calistenia é um tipo de ginástica funcional que pode ser feita com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos, corridas, entre outras atividades.

Bike

Women on the nature of riding a bike

A bicicleta ajuda na perda de peso e no alívio do estresse do dia a dia. Sempre usando os equipamentos básicos, como capacete e luvas, opte por praticar o esporte em lugares com ciclofaixas. Uma boa dica é deixar a atividade mais leve ou pesada com a mudança das marchas. Pegar uma subida também ajuda no fortalecimento muscular.

Pole Dance

pole-dance-1

O Pole Dance consiste em movimentos feitos ao redor de uma barra vertical de metal e é um ótimo aliado para deixar o corpo em forma, além de reduzir a gordura e auxiliar no ganho de massa magra.

Corrida e caminhada

fitness-woman-running-py4ckka

Feitas sozinhas ou grupo, as corridas e caminhadas são ótimas opções para quem não gosta de academia. Além de estimular várias partes do corpo, a atividade ainda pode ser um momento relax. Faça uma playlist animada e se jogue na esteira ou no parque.

Pular corda

Boxer jump rope training, strength workout concept

Pular corda ajuda a desenvolver a coordenação motora e a agilidade, proporciona condicionamento cardiovascular, fortalece os músculos superiores e inferiores, e ajuda a combater a celulite e a osteoporose. Cuidado com o exagero: intercale a atividade com um ou dois dias de descanso para evitar a fadiga muscular.

Agora você só precisa escolher qual exercício mais combina com o seu estilo de vida e começar a praticar!

Escrito por: Editor Ink